Campanha da Semana Nacional de Trânsito


















Sua responsabilidade salva vidas

post2

Entre os dias 18 e 25 de Setembro, é feita a Campanha da Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, com objetivo de promover a conscientização da sociedade por um trânsito mais seguro.
Em 2021, o DENATRAN adotou como lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” e aproveitando este mote, a IMS apresentará uma série de posts voltado para a preservação da vida dos usuários mais vulneráveis: pedestres, ciclistas e motociclistas. No Brasil, as viagens a pé representam cerca de um terço dos deslocamentos feitos e 15% dos óbitos relacionados a sinistros de trânsito, de um total de mais de 30 mil óbitos, em 2020. Ainda que este número esteja em queda desde 2012, ainda assim é um número preocupante e representa um morticínio que deve ser combatido.



Ao avistar um pedestre, redobre a atenção e lembre-se que o pedestre é o elo mais frágil do trânsito. Se for possível, reduza a velocidade, pois a 50 km/h, a probabilidade de morte por atropelamento é de 85%. A 30 km/h, esta probabilidade é de 15%. As crianças e idosos são ainda mais vulneráveis pois tem menor agilidade e maior dificuldade para compreensão do espaço ao redor.
Em áreas escolares, a situação pode ser de maior risco, pois o sistema viário não é tratado para nossos pedestres mirins e requer maior atenção para detectar os possíveis pontos de conflitos. Por outro lado, através de pequenas intervenções, a municipalidade pode mitigar ou mesmo eliminar esses pontos e a IMS pode auxiliar nessa tarefa.
Venha nos conhecer.